GESTÃO ESCOLAR DA ESCOLA WALDORF ANABÁ

A organização da Escola Waldorf Anabá baseia-se na autogestão e fundamenta-se nos princípios da trimembração do organismo social propostos por Rudolf Steiner. O trabalho se divide em três esferas que se inter-relacionam, buscando o equilíbrio a partir da autonomia que lhes é outorgada; cada integrante possui direitos e obrigações iguais, mesmo nível de participação, sem distinção de hierarquia e privilégios.

Na esfera pedagógica, âmbito cultural-espiritual (vida do espírito), o princípio básico deve ser o da Liberdade. É de responsabilidade do Conselho Pedagógico e do Corpo Docente, e está integrada à Associação Mantenedora que zela pela aplicação da pedagogia Waldorf com a cooperação e apoio dos pais.

Na esfera socioeconômica (vida da economia), em que a Comissão Financeira trata das necessidades financeiras da instituição como um todo, o princípio básico deve ser a Fraternidade. É integrada por representantes da Associação Mantenedora, pais, docentes e funcionários da escola.

Na esfera jurídico-administrativa (vida jurídica ou do direito), que regulamenta a vida institucional por meio da normatização dos direitos e deveres, o princípio básico deve ser a Igualdade. É de responsabilidade da Associação Mantenedora, integrada por pais, professores e amigos da Escola.

A institucionalização da autogestão dá-se por meio da organização de comissões de trabalho em todas as esferas, cujas decisões resultam de um processo de consenso e não por decisão majoritária. A operacionalização das atividades administrativas e pedagógicas é feita por meio de profissionais contratados, sempre com aval do Conselho Pedagógico da escola.

CONSELHO PEDAGÓGICO

O Conselho Pedagógico é o núcleo de direção da escola e tem como função determinar e executar as diretrizes de caráter educacional para a comunidade escolar. É responsável por planejar, organizar, coordenar, avaliar, acompanhar e integrar as atividades desenvolvidas.

Os membros do Conselho Pedagógico são eleitos pelo colegiado de professores da escola em eleição sociocrática. Essa eleição é caracterizada pelo voto de “consentimento”, em que, frente aos argumentos apresentados, todos os eleitores consentem a representatividade do novo conselheiro.

COMISSÕES DE TRABALHO

São grupos formados por pais, professores e funcionários e dão suporte à gestão da escola. Essas pessoas doam um pouco do seu tempo, do seu conhecimento e de seu empenho em benefício de toda a comunidade. Embora voluntário, o trabalho exige afinidade, assiduidade e comprometimento com os valores da nossa escola e da pedagogia Waldorf.

As comissões podem ser formadas por professores, colaboradores e pais, de acordo com as habilidades e interesses pelas atividades desenvolvidas. Os interessados podem procurar a secretaria ou membros da própria comissão para conhecer o trabalho.

ACERVO DO TEATRO
Cuida da organização do acervo do teatro mantido na escola (figurinos, objetos etc.).
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Responsável por planejar, com a colaboração dos professores e pais, a alimentação que é oferecida aos nossos alunos e colaboradores. Orientar e sugerir a cantina da escola para que atenda às necessidades da comunidade escolar. Trabalhar em parceria com a comissão ambiental, no que se refere ao destino do lixo orgânico.
APOIO PEDAGÓGICO
Formada pelo colegiado de professores, desenvolve e analisa as questões pedagógicas da escola.
BIBLIOTECA
Responsável pela seleção e compra de livros, revistas e periódicos, bem como pela organização da biblioteca da escola. Guardiã: Professora Adriana (bibliotecária)
Analisa pedido de auxílio financeiro para capacitação de funcionários.
COMUNICAÇÃO
Responsável pelos canais de comunicação na escola como Colibri, Informativo Mensal, site, Banco de Imagens. Guardiã: Shayany
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atua na conscientização da comunidade escolar sobre temas relativos ao ambiente, utilizando-se de técnicas artísticas e informativos. Cuida do descarte correto de resíduos e da compostagem. Guardião: Guilherme
FESTAS
Ocupa-se da organização e coordenação de tarefas para a realização das festas escolares. São realizados os seguintes eventos festivo-culturais: Aniversário da Escola (março), Festa Anual (maio), Festa de São João (junho), Gincana de Micael (setembro), Bazar de Natal (novembro) e mutirões.
FINANCEIRO
Auxilia nas decisões referentes às planilhas de custos, reajuste de salários, alterações no valor de mensalidades, concessão de bolsas e ampliação das instalações físicas da escola. É formada por pais voluntários, professores, representante da Associação Pedagógica Micael e pelo administrador financeiro da escola.
GRADE ESCOLAR
Elabora a grade escolar, com a distribuição dos horários e das aulas das turmas.
GRAU E COLÉGIO DOS PROFESSORES
LIMPEZA
Cuida das questões relacionadas à limpeza e zeladoria na área escolar.
MANUTENÇÃO E EQUIPAMENTOS
Ocupa-se de toda manutenção, reformas e conservação do patrimônio físico da escola.
MATRÍCULA
Recebe as famílias e interessados em conhecer a escola e fornece informações sobre a pedagogia Waldorf. Após o primeiro contato, encaminha os pais para conversa/entrevista com um professor, além de conduzir o processo de matrícula.
OFICINAS
Organiza e distribui salas e horários em que acontecerão as diversas oficinas oferecidas.
RECEPÇÃO
Recebe e encaminha os pedidos de estágio e de visitas para o colegiado de professores.
SEGURANÇA
Responsável por promover melhorias nas questões que envolvem segurança e trânsito.