Caverna.jpg

O Ensino Médio de uma Escola Waldorf abrange os quatro últimos anos escolares, do 9° ao 12°, época em que surgem, no ser humano, as aptidões anímicas. As capacidades de desenvolver interesses individuais e gostos pessoais, os esforços por julgamentos autônomos em questões ligadas ao conhecimento tornam-se proeminentes na juventude. Na civilização atual, em que os meios de comunicação em massa têm extrema influencia sobre o ser humano, como pode o indivíduo achar seu próprio estilo de vida, seu caminho individual pela existência? É preciso ter um ensino que contribua para formar uma postura de vida que não seja cientificamente superficial, mas profunda. Nesse sentido, as ciências exercitam as faculdades de observar e de pensar, através das experiências do professor e dos ensaios dos alunos. O aprender exige, cada vez mais, aplicações dos alunos no trabalho, caderno de época, redações próprias e exposições orais. Além disso, no 11° e 12° anos são realizados trabalhos individuais meticulosos de livre opção, abrangendo diferentes áreas, como artes, ciências humanas, exatas e biológicas.