Reforma no Fundamental
Aos 45 anos
um novo ciclo:
a reforma das salas do Fundamental.


O Projeto
Com o propósito de viabilizar a construção das novas salas de aula do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, lançamos a Campanha dos Tijolinhos — uma mobilização coletiva para tornar realidade esta primeira etapa de um projeto maior, que futuramente incluirá novos espaços para o 3º ano, além de uma sala de música, sala de trabalhos manuais e a quadra.
Mais uma vez, escolhemos o caminho da colaboração, pois é assim que nossa comunidade escolar se constrói, se fortalece e compartilha responsabilidades — como já aconteceu na construção do espaço do Ensino Médio e outras campanhas de arrecadação ao longo da nossa história.
Convidamos cada pessoa da nossa comunidade — famílias, ex-alunos, parceiros e simpatizantes — a participar desse movimento coletivo, contribuindo com a doação de “tijolinhos” simbólicos.
Nosso objetivo é claro: arrecadar os recursos necessários para garantir o andamento das obras conforme o cronograma e os compromissos da Associação, com total transparência e participação da comunidade.
Salas do 1º e 2º anos do Ensino Fudamental
A proposta é reconstruir completamente as salas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental no mesmo local da edificação atual. Essa decisão respeita os limites de área da escola e traz ganhos importantes: menor custo e uma obra com menos impacto para o cotidiano escolar.
Cada sala terá aproximadamente 60 m² e foi pensada para oferecer acolhimento, funcionalidade e harmonia com os princípios da pedagogia Waldorf.
O projeto contempla:
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Sanitários internos e um externo (adaptado)
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Área para escaninhos e bancada com pia;
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Espaço para a lousa e mesa de época;
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Acesso pelos fundos, por um corredor isolado;
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Iluminação e ventilação cruzadas por aberturas laterais;
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Infraestrutura para instalação de ar-condicionado;
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Peitoris altos nas janelas voltadas ao pátio, garantindo privacidade, e baixos no corredor, favorecendo a entrada de luz.
O conforto térmico e acústico foi um dos pontos centrais na concepção do projeto. O uso de piso e forro de madeira, a distribuição da luz natural e a variação do pé-direito (mais baixo na área da lousa e mais alto na área dos alunos) criam um ambiente que direciona a atenção para o professor e favorece a concentração.
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A decisão de iniciar pelas salas do 1º e 2º anos foi fruto de muito estudo da diretoria da entidade mantenedora, Associação Pedagógica Micael, com os professores. As adaptações necessárias na Casa do Pastor, que irá abrigar as turmas enquanto estivermos em obras, já foram iniciadas em 2025. A reconstrução das novas salas deverá começar em 2026.

Cronograma e Investimentos
A campanha de arrecadação será realizada em etapas conforme o cronograma físico das obras e as metas financeiras:
ETAPA ATUAL
Objetivo: Concluir as novas salas do 1º e 2º anos até o fim do ano letivo de 2026.
Previsão de custos = R$ 650.000,00
Recursos próprios* – R$ 430.000,00
Valor a arrecadar = R$ 220.000,00
(*) Em recursos próprios estão considerados a estimativa de renda das ações já existentes, como o Bazar de Natal, as Fotografias das Turmas, o Calendário do 2º ano, e o valor mensal do orçamento reservado para investimentos.
ETAPAS SEGUINTES
2027-2028: Iniciar as obras das salas do 3º ano e
das salas de Música e Trabalhos Manuais;
2029: Finalizações, melhorias e possíveis ampliações;
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO

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tijolinhos@anaba.com.br
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Para mais informações, entre em contato com a Administração da Escola Waldorf Anabá pelo telefone (48) 3334-1724.
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VALOR ARRECADADO
A meta de captação da Campanha dos Tijolinhos é de
R$ 220.000,00 até junho de 2026.
Acompanhe aqui a evolução das doações.
Perguntas e Respostas
1. Quem está coordenando esse projeto?
A APM (Associação Pedagógica Micael) é a responsável legal e institucional pela condução da obra. Ela atua em conjunto com o Colégio de Professores, Conselho Pedagógico e Comissão Financeira, além do Conselho de Famílias. Cuidando também da gestão financeira e dos profissionais técnicos contratados para garantir qualidade, segurança e transparência em todas as etapas do processo
2. Por que reformar agora?
As salas do 1º, 2º e 3º anos, assim como a sala de música, fazem parte das primeiras construções da Escola, com quase 40 anos de uso.
Esses espaços, originalmente construídos para o Ensino Infantil, já não atendem às necessidades atuais e geram um elevado custo de manutenção.
A decisão pela reforma veio após um longo processo de estudos, escutas e deliberações que apontaram a urgência de renovação.
Após o período da pandemia, que não nos permitiu nada além da própria sobrevivência da Escola, retomamos com força a reflexão sobre a melhoria da estrutura física e vimos neste momento uma oportunidade concreta para avançar.
3. Como as decisões foram tomadas?
O processo foi participativo e transparente. Desde 2022, os estudos foram apresentados e discutidos em assembleias da APM, no Colégio de Professores, em reuniões com membros da comunidade e por meio de escutas com os professores do Ensino Fundamental e realização de encontros para discussão, e proposição de ideias e soluções. A proposta final foi validada coletivamente como a melhor solução para a realidade atual da Escola.
4. Quais opções foram estudadas?
Entre 2022 e 2024, a comunidade escolar estudou quatro possibilidades:
Cenário 01A: reforma das salas existentes (menor custo, porém sem resolver os limites de espaço).
Cenário 01B (escolhido): reconstrução das salas com projeto funcional, adequado à realidade pedagógica e mais sustentável a longo prazo.
Cenário 02: transferência do 6º ano em diante para o novo terreno (logisticamente inviável).
Cenário 03: levar toda a Escola para o novo terreno (financeiramente inviável, exigiria um investimento de mais de R$13 milhões, executar em etapas dividiria a Escola por um período muito longo).
O escolhido foi considerado o mais equilibrado em termos de viabilidade econômica, impacto pedagógico e continuidade das atividades escolares. Mas o sonho de ter toda a Escola instalada no terreno novo permanece. Ele só foi adiado.
5. Onde ficarão os alunos durante as obras?
Durante o ano de 2026, os alunos do 1º e 2º anos serão realocados para salas adaptadas na Casa do Pastor, um imóvel já alugado pela Escola. O contrato foi renovado por 5 anos, garantindo estabilidade e viabilidade para a transição. As salas estão sendo preparadas para oferecer conforto, segurança e adequação pedagógica.
6. Como será garantida a segurança durante a obra?
A segurança da comunidade escolar é prioridade. As medidas incluem:
Isolamento físico e visual total da área da obra;
Acesso de operários e materiais por entrada externa;
Obras pesadas realizadas fora do horário escolar;
Contratação de profissional externo para fiscalização da obra.
Nenhuma estrutura da Escola será usada como apoio da obra.
7. Como é o projeto das novas salas?
As novas salas serão construídas no local da edificação existente — uma solução eficiente diante da falta de áreas livres no terreno. O projeto une conforto ambiental e economia de manutenção, com os seguintes destaques:
Duas salas com aproximadamente 60 m², planejadas para até 30 alunos cada;
Sanitários, bancada com pia, escaninhos, mesa de época e espaço para a lousa;
Portas de acesso pela parte posterior, integradas a um corredor já existente;
Ventilação cruzada e iluminação natural, com aberturas em ambas as laterais;
Janelas com dois níveis de altura: o superior basculante para ventilação constante e o inferior com controle visual;
Peitoris altos voltados para o pátio, garantindo privacidade; e peitoris baixos no lado do corredor, favorecendo entrada de luz;
Infraestrutura para ar-condicionado, conforme demanda futura;
Piso e forro em madeira, para conforto térmico, acústico e sensorial;
Pé-direito rebaixado na área do professor e mais alto na área dos alunos, favorecendo a amplitude e o foco visual;
Manutenção do sanitário adaptado já existente, com entrada externa, conforme o projeto de acessibilidade aprovado pelos órgãos competentes.
O projeto é parte de um plano maior que inclui, futuramente, a sala do 3º ano, a sala de música, a sala de trabalhos manuais e a quadra. O projeto está sob a coordenação do arquiteto, e pai da Escola, Benhur Basso.
8. Quais são as etapas previstas da obra?
2025: adequações na Casa do Pastor; preparação para as obras.
2026: reconstrução das salas do 1º e 2º anos.
2027–2028: reconstrução das salas do 3º ano, música e sala de trabalhos manuais.
2029: reconstrução da quadra de esportes; melhorias finais.
9. Qual é o impacto da obra para a Escola?
Mais do que uma melhoria física, essa reforma representa um passo estruturante para o futuro da Escola Waldorf Anabá. Ela reafirma o compromisso com a qualidade da educação, o cuidado com os espaços de aprendizagem e a corresponsabilidade que sustenta o modelo associativo. É uma ação intergeracional, que envolve toda a comunidade — do Maternal ao Ensino Médio — e que deixará um legado.
10. Como a comunidade pode participar?
A participação pode ocorrer de diversas formas:
Acompanhando e se informando sobre as etapas;
Colaborando com sugestões e escutas nos momentos abertos;
Participando de grupos de trabalho e ações conjuntas;
Apoiando financeiramente a Campanha dos Tijolinhos, quando for lançada;
Organizando eventos e iniciativas solidárias para captação de recursos.
11. A campanha dos Tijolinhos já começou?
Ainda não. A campanha será lançada no segundo semestre, com informações claras e transparentes sobre metas, prazos e formas de contribuição.
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Ações e Eventos
Use a criatividade para sugerir ações para angariar fundos!
Cada turma pode organizar suas próprias iniciativas: jantares, rifas, leilões...
Que tal usar suas habilidades para criar atividades em que todos saiam ganhando, como oferecer um curso ou doar uma sessão do seu trabalho, por exemplo?
Informe sua iniciativa à Comissão de Captação de Recursos pelo e-mail tijolinhos@anaba.com.br.









